Banner da zona
   

Centro Ciência Viva de Estremoz | Contactos | Mapa do Site | Versión Española

 

Exposições
Sistema Solar

Quando numa noite límpida olhamos para o céu ficamos com a sensação de um Universo em que o nosso planeta é apenas um de entre uma infinidade de astros.
Temos então que fazer um esforço para nos lembrarmos de que as distâncias entre eles são enormes e que a nossa sensação é apenas uma ilusão; o Universo é essencialmente formado por vazio.
-Mas qual a verdadeira dimensão desse vazio? Os números envolvidos são de tal modo grandes que perdem o significado.

A escala utilizada foi escolhida considerando que a representação do Sol teria que ficar instalada no centro da cidade de Estremoz, enquanto que Plutão deveria ficar adjacente ao castelo de Evoramonte. Como a distância entre ambos os locais é de aproximadamente 14,250 km enquanto que a distância real entre o Sol e Plutão é de cerca de 5 900 000 000 de km obtém-se uma escala de 1/414 000 000, o que significa que 1 km medido no concelho equivale a cerca de 414 milhões de km no Universo. Torna-se então fácil calcular todas as dimensões necessárias…

A visita de estudo ao "Sistema Solar à escala de Estremoz" facilita a compreensão da imensidão do Universo em que vivemos.

Consulte o desdobrável do Sistema Solar

Mais informações sobre o Sistema Solar

 



 

   

© Centro Ciência Viva de Estremoz, 2019 | Ficha Técnica | Contactos